22/08/2023
Cotidiano

Conab conclui investigação sobre “Compra Direta” em Foz do Jordão

A Conab concluiu esta semana a investigação sobre possíveis denúncias contra o Programa Compra Direta, executado no Município de Foz do Jordão. O relatório foi concluído pela técnica que fez a verificação “in loco” da situação e encaminhado ao responsável pelo setor de Abastecimento, Cláudio de Souza Cardoso. De acordo com ele, há indícios de irregularidades, porém a Conab somente irá se manifestar após avaliação detalhada do relatório.
Hoje (27), a RSN tentou entrar em contato com o superintendente Regional da Conab no Paraná, Lafaete Jacomel. Porém, ele está em viagem por municípios do interior do Estado e somente retornará à capital na próxima segunda-feira. O relatório final sobre as investigações realizadas em Foz do Jordão já está com o superintendente, que deve se manifestar sobre as denuncias na próxima semana.
 
Denuncias na PF
 
As possíveis irregularidades também foram denunciadas à Polícia Federal de Guarapuava. De acordo com a denuncia, protocolada pelo agricultor Orildo D’Agostini, pagamentos através de cheques estariam sendo feitos para produtores que não entregam produtos no município e que nem estariam sabendo que estavam cadastrados no programa em Foz do Jordão.
A denuncia, formalizada ao delegado da PF, Maurício de Brito Todeschini, aponta o caso de um produtor de soja no município, que não cultivaria verduras ou outro produto que seja contemplado pelo Programa, e que afirma nunca ter entregue nenhuma mercadoria à Conab , mas que estaria tendo cheques emitidos em seu nome sem o seu conhecimento.
Outro produtor citado pela denuncia teria afirmado que já havia deixado o Programa há tempos, mas que seu nome continuaria na lista de produtores ativos e que também estaria tendo cheques emitidos em seu favor.
Compra Direta
Em Foz do Jordão, de acordo com informações do técnico da Emater e vereador Cleberson Senhorin, responsável pela elaboração dos projetos que fazem parte do Programa, o Compra Direta não tem participação da administração municipal. No município, segundo o técnico da Emater, o gerenciamento do Programa, inclusive o atestado de recebimento e a emissão dos cheques para pagamento dos produtores, é feito pela Associação dos Produtores de Leite de Foz do Jordão. O presidente da referida associação, Everson Lucas Ribas, não foi localizado para comentar a denuncia.
Everson Lucas Ribas é filho do atual secretário de Agricultura de Foz do Jordão, Jair Ribas, e é casado com a sobrinha do prefeito Anildo Alves da Silva.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.